Barra fundo todos anos 2020

MARIANA SANTOS PT  & REGG.SALGADO PT

 

JARDIM DO PARQUE MUNICIPAL DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS

RUA PADRE DIOGO DE VASCONCELOS, N.º 13

 

Regg. Salgado nasceu em 1988 em Lisboa. Desde cedo, o gosto pela pintura e pelo desenho sempre estiveram presentes. Estudou design e formou-se nas Belas Artes. Hoje, pinta murais e explora novas técnicas de pintura sobre telas, em estúdio.

Mariana Duarte Santos nasceu em 1995 em Lisboa. Estudou numa escola secundária especializada em artes e mais tarde estudou desenho e gravura na universidade.

Realizou exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, EUA, Reino Unido e Irlanda.

Em 2019 pintou o seu primeiro mural em grande escala e ousou ter mais de 50 murais em Portugal , Espanha, Luxemburgo e Irlanda. O seu trabalho é de natureza figurativa, centrado principalmente na pintura, no desenho e na gravura, mas também influenciado por outras áreas artísticas como o cinema e a literatura.

No que diz respeito à arte pública, os temas que trabalha centram-se maioritariamente em conceitos de memória, identidade coletiva e histórias locais, pelo que as imagens de arquivo são fundamentais no seu trabalho mural.

SINOPSE DA  OBRA

Jardineiro

Para esta edição do Fazunchar foi-nos proposta uma obra colaborativa sobre o Jardim Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Após investigarmos sobre a sua história, o dia a dia das pessoas e a importância que o jardim tem para a vila, decidimos fazer uma homenagem a uma pessoa que foi muito querida e recordada pelos locais - o jardineiro José Francisco Simões que toda a sua vida se dedicou à arte da topiaria, podando os arbustos do jardim em formas de cestos, galinhas, etc…

Deste ponto de partida criámos um cenário surrealista em que o jardineiro populava o jardim esculpindo pessoas a partir dos arbustos.

Trouxemos também para este mural outras referências de Figueiró dos Vinhos, nomeadamente o José Malhoa (uma figura pequena do lado direito a pintar o jardim), bem como uma escultura de Simões de Almeida presente no Museu e Centro de Arte, que nasce das árvores pelas mãos do jardineiro.